segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Prostituta , Lésbica , Assassina , - o que ainda falta ?

Gosto   bastante  do  que  escreve   este   blogueiro  [Blog da Cidadania]  ,   -  devido   a  lucidez   de  seu   raciocínio .

Inteligentíssimo ,   -   a  gente    ''não dá conta''   de   acompanhar   seu   ''ritmo''   de  trabalho  ,   que   sua   criatividade   intelectual   lhe  impõe .

Aqui   fala  sobre   o  poder   destruidor  de   ''imagens''   da  parte   da   grande   mídia  .


A   Razão   contra   a   Emoção

Posted by eduguim on 11/10/10 • 



Por ''mil motivos'' , - julgo que estamos vivendo processo eleitoral de um tipo - inédito , - ao menos em nosso País .


E quem está pautando esse processo , - é um conclave que envolve o PSDB , o DEM , as Organizações Globo , o Grupo Folha e a Editora Abril (revista Veja) , - além de alguns outros veículos menores que lhes seguem a linha de atuação .


A estratégia tucano-midiática , de repente , tornou-se ''clara como o dia'' para mim .


E  é  diabolicamente  “inteligente” .


Partiu de uma aposta que a direita fez , - de que o brasileiro é um povo estúpido , preconceituoso e sobejamente irracional .


Foi criada uma onda de difamação , - que tenta exacerbar o que há de pior em nossa Sociedade , - em termos de arrogância e preconceito.


Essa onda , agora , também se mostra produto da intenção de desequilibrar emocionalmente Dilma Rousseff , seus aliados , e a militância petista .


A afronta se une à censura midiática , - para produzir indignação , até que esta seja manifestada de forma destemperada e impensada pelos alvos da aliança conservadora .


A mídia , agora , chega ao ponto de jogar na arena , - até uma fraude escandalosamente evidente , - sobre uma   ''relação homossexual''   que Dilma teria mantido.


É uma farsa evidente . Está sendo investigada , inclusive . E até a mídia admite que é uma farsa ,
- ao noticiá-la .

Contudo , dá publicidade , - porque assim pode fazer ''alguns'' pensarem que , - “onde há fumaça, há fogo” .

O objetivo é de , mais uma vez , sobrepor a emoção à razão .

Não só de Dilma e de seus aliados , mas também da militância , para que , - ''entre no jogo sujo'' , - para que seja ''tentada'' a usar a lei de talião – olho por olho , dente por dente .

A população , por sua vez , está sendo convidada a pensar com o lado intolerante e preconceituoso , que nos ameaça a todos os que caminhamos por este ''vale de lágrimas'' .

A não ''usar a cabeça'' para pensar em como melhorou a vida no Brasil .

E a cometer o suicídio de colocar de volta no poder , - um grupo político que espoliou a nação durante boa parte do século XX .

Mas há como combater com facilidade uma estratégia como essa .

Enquanto escrevo , assisto ao início do programa do PSDB da noite .

Está passando aquela cena dos quadros dos presidentes Fernando Collor , Itamar Franco , Fernando Henrique Cardoso e Lula .

A propaganda , - ''prega o medo'' de que Dilma seja um ''novo'' Collor .

Quero , mais uma vez , insistir com a campanha do PT :

- é preciso trazer a peça da campanha de Serra a presidente de 2002 ,  - em que Regina Duarte faz o ''discurso do medo'' , - que guarda toda a relação com o discurso do mesmo Serra em 2010 .

Ao assisti-la , o Brasil se dará conta do que estão tentando fazer .

Não tenho interlocução com o governo . Não tenho interlocução com o PT . Não tenho interlocução com a campanha de Dilma .

Poderia ter essa interlocução , aliás , mas não quero .

Evito proximidade com políticos , - porque desejo ser independente .

Mas sei que , vários políticos ou militantes com acesso ao PT , à campanha de Dilma e , até ao próprio Presidente Lula , - lêem este blog .

É por isso que quero pedir a essas pessoas , - que levem a eles não só a sugestão sobre o discurso do ''medo de Regina Duarte'' ,

- mas o fato de que a campanha do PT precisa lembrar melhor à Sociedade , - o que foram os anos FHC .

-   Onde está ''aquela conta de luz'' da época do ''apagão'' de FHC , - em que vinha a mensagem de que , - quem ultrapassasse a ''cota'' estabelecida no racionamento , - teria a energia cortada ?

-   Onde estão as notícias dos jornais , - sobre o    -   ''eterno  problema''   da  - dívida externa -  e da falta de dólares no País ,

- entre ''outras'' [notícias] , - que fariam as pessoas  se  lembrar ,  do que era o Brasil , - quando Serra esteve no poder   .....   [ no período FHC ]

Por outro lado , a campanha de Dilma e o próprio PT , - precisam entender que a mídia levará essa estratégia de afrontar os adversários de Serra , - até  o   ''impensável'' .

Não duvido nada de que nos jornais dos próximos dias , - difundam a “acusação” de lesbianismo a Dilma .

Dirão que é falsa ,   - mas irão expor o  ''assunto''  ,   - para que  ''alguns''  fiquem em ''dúvida'' .

A mídia se apresenta , - como uma espécie de ''juíza'' da eleição ,  - com   ''autoridade''   para dizer ,   - quem está ''certo'' ,  e quem está ''errado'' ,

-  e   para acusar um dos lados ,  sob o argumento de que ,  ''aquele lado''   é culpado de ''alguma coisa'' .

***
Dá para vencer um jogo em que o juiz é ladrão ?    - Dá .

O futebol e as campanhas de Lula em 2002   e ,  - sobretudo ,   em 2006 ,

- mostram que é possível .

Contudo , - temos que ter em mente que ,   - realmente Dilma ,  ''não é Lula''   ,  - e  que a população está sendo apresentada ,  sòmente  agora  a ela .

E é nesse ponto que a difamação ganha impulso :

-   na   ''ignorância''   e no medo do ''desconhecido''  .

Penso ,   portanto ,   que tudo ficará mais difícil ,   - se Dilma ,   seu partido ,   seus aliados  ,  -  e  o próprio Presidente Lula ,   -  não enfrentarem  a  imprensa tucana .

As propagandas de um e de outro candidato dirão o que quiserem ,

-   mas a mídia  ,  -  dará  razão  a  Serra ,   - de uma forma ou de outra .

Como  ,  [combater isto ] ,   -  sem lutar ,   sem criticar ,   sem denunciar o partidarismo ,   a tendenciosidade   e a manipulação  ?

A  campanha de Dilma reagiu ,   - a candidata reagiu no debate da Band ,  a propaganda eleitoral [ do PT ] na TV ,   - está atacando Serra ,  - mas ,   - ainda é pouco .

A mídia continuará    ''desequilibrando''   a disputa em favor de Serra .

Resta saber se será possível vencer a eleição com tal desvantagem …

Enfim ,   - um fato acima de todos os outros :   o grande desafio à campanha de Dilma ,  - será ,  - o de sobrepor ...   ''a razão à emoção'' .

E não só na mente coletiva ,   - mas na dos protagonistas da campanha do PT .

Razão , - para não se deixar descontrolar pela  - afronta ,  pelo jogo baixo ,  pelas calúnias dolorosas  que  estamos vendo ,  principalmente .

Este é um momento de grande reflexão .

O Brasil está sendo ameaçado pela possibilidade ,   - de vir a ser governado por um grupo político-econômico-midiático ,   - que tratará ,   acima de tudo ,

- de   ''fatiar''  ,   e vender  o  ''pré-sal'' .

É   ''nisso''   que eles estão de olho .

A grande oportunidade para este povo deixar a pobreza e a miséria ,   - está sob uma ameaça poderosíssima .

Tomara que alguém da campanha de Dilma leia este texto.

Para o bem deste País ,   -  tomara que me escutem .



[Eduardo Guimarães]